Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Charitospizinae
 Burns, Shultz, Title, Mason, Barker, Klicka, Lanyon & Lovette, 2014
Espécie: C. eucosma

Nome Científico

Charitospiza eucosma
Oberholser, 1905

Nome em Inglês

Coal-crested Finch


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Mineirinho

O mineirinho é um Passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como bavezinho (São Paulo) e vigilante (Minas Gerais).

Nome Científico

Seu nome científico significa: Charitospiza eucosma tentilhão belamente adornado.

Características

Mede cerca de 11,5 cm de comprimento. A espécie possui dimorfismo sexual evidente. Ambos os sexos possuem uma crista, que nem sempre se apresenta eriçada, costas cinzas e uma faixa preta nas laterais das asas. A fêmea é discreta, com a coloração parda. O macho possui a crista, cara e o centro do peito pretos, contrastando com a nuca branca. As laterais do peito são bege/alaranjados e a cauda é preta.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Como a maioria das aves de sua família, é principamente um comedor de sementes de capim, mas podendo também se alimentar de pequenos invertebrados. Desce ao chão procurando comida, onde se movimenta aos pulos.

Reprodução

Seu ninho é uma tigelinha aberta, construída a pouca altura do solo. A ninhada é de até 3 ovos e os pais se revezam para cuidar do(s) filhote(s).

Hábitos

Varia de incomum a localmente comum em campos cerrados com árvores e arbustos esparsos. Vivem aos pares ou em grupos que podem passar de cinquenta (50) indivíduos, alimentando-se no chão, perto da cobertura de gramíneas, onde se locomove pulando. Na caatinga só raras vezes procura as fontes de água. Também empoleira-se nos arbustos baixos. Aparentemente é mais numeroso em locais onde o cerrado tenha sido recentemente queimado. Canta de madrugada, pousando abertamente na ponta de um galho.

Predadores

Distribuição Geográfica

Presente no sudeste do Pará, interior do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, norte de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Em Goiás desaparece com o início das chuvas. Encontrado também na Argentina.

Referências

Galeria de Fotos